quinta-feira, 5 de março de 2009

Conceito de lubrificação

Conceitos de Lubrificação
1 - O que é lubrificação?
2 - Qual a função dos lubrificantes?
3 - Como verificar o nível de óleo do motor.
4 - Principais aditivos dos óleos lubrificantes.
5 - Classificação API para óleos.
6 - Classifiicação SAE para óleos.
7 - Óleo Multigrau (multgrade) - Multiviscoso.
8 - Graxas.
1 - O que é lubrificação?
A lubrificação consiste na formação de uma película que impede o contato direto entre duas superfícies que
se movam relativamente entre si, reduzindo ao mínimo, o atrito entre as partes.
- Lubrificante. O lubrificante é obtido através da mistura de óleos básicos (claro ou escuro) +
ADITIVOS (claro ou escuro).
- Óleo aditivado. Todos os óleos lubrificantes desenvolvidos atualmente para motores a gasolina,
álcool e diesel, são óleos aditivados.
- Aditivo. Produtos misturados na fábrica aos óleos minerais puros, para melhorarem as suas
propriedades e satisfazerem às exigências da indústria automobilística.
- Queima de óleo. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até os anéis dos pistões do
motor que fazem a vedação da câmara de combustão. Portanto, ele é consumido (queimado) para
esse fim.
- Óleo de câmbio. Existem câmbios com engrenagens bem finas, com folgas muito estreitas e com
rolamentos e anéis que necessitam de um óleo bem fino.
- Troca de óleo. Atualmente, os motores aceitam trocas mais longas, com 7.500 Km, 10.000 Km,
15.000 Km, dependendo das condições de operação e manutenção do veículo.
- Óleo sintético. Excelente para temperaturas de motor acima de 100 oC.
2 - Qual a função dos lubrificantes?
• Evita contato metal/metal entre as peças em movimento.
• Reduz o atrito (fricção).
• Reduz a pressão da câmara de combustão, vedando as folgas dos anéis de segmento.
• Auxilia o arrefecimento do motor.
• Reduz o desgaste nas fases de partida, parada e em regime de alta carga do motor.
• Evita a ferrugem e o desgaste corrosivo.
• Evita a formação de resíduos e sedimentos.
• Age como receptor de contaminantes, impedindo sua ação nociva ao motor.
• Remove os contaminantes (detergência/dispersância)
• Amortece os choques.
• Facilita a partida em baixas temperaturas.
• Reduz o aquecimento (temperatura).
• Durabilidade no sistema.
3 - Como verificar o nível de óleo do motor.
Projeto Juventude Cidadã
Curso de Eletromecânica 1ª Parte
• Consultar as tabelas de lubrificação da IPIRANGA, para utilizar o óleo correto na lubrificação do
veículo do cliente, mostrando-a ao cliente.
• Aguardar 7 minutos após desligar o veículo para, então verificar o nível de óleo. Esse é o tempo
necessário para o óleo voltar ao cárter e enchê-lo até o nível da vareta.
• Utilizar flanela para limpar o óleo da vareta de nível ou tampa do óleo do motor. Não utilize
estopa. Um simples fiapo de estopa caído dentro do motor pode riscar os mancais macios ao girar
junto com eles, ou então pode entupir um orifício ou galeria de óleo causando sérias falhas de
lubrificação.
• Colocar a tampa do óleo do motor sobre um local sem poeira ou embrulhada em um pano limpo sem
fiapos.
4 - Principais aditivos dos óleos lubrificantes
• Detergente e dispersante: Aditivos de limpeza. Limpam os depósitos formados nos anéis, válvulas,
mancais e circuitos de óleo do motor. Por isso, o óleo fica escuro mas o motor fica limpo.
• Antioxidante: Reduz a oxidação do óleo, principalmente às altas temperaturas, diminuindo a
formação de borras e vernizes e permitindo que o óleo dure mais tempo.
• Antiespumante: Reduz a formação de espuma no óleo provocada pela agitação do óleo.
• Extrema Pressão (EP): Reduz os desgastes nas altas temperaturas.
• Melhorador do índice de viscosidade: Em altas temperaturas a viscosidade tende a reduzir. Esse
aditivo impede que a viscosidade caia tanto ao ponto de prejudicar a lubrificação.
• Antiferrugem: Em contato com a umidade do ar, peças de ferro tendem a enferrujar, o que esse
aditivo impede que aconteça.
• Aditivos de alcalinidade: O óleo diesel possui enxôfre, elemento cujo ácido sulfúrico danifica as
peças de ferro. Esse aditivo impede que isso ocorra.
• Antidesgaste: Reduz o atrito e o desgaste, mesmo na temperatura ambiente.
• Corantes: Têm a finalidade de facilitar a identificação de vazamentos e impedir a confusão entre
produtos.
5 - Classificação API para óleos.
API - American Petroleum Institute, órgão internacional normalizador que classificou os óleos para motor
OTTO e para motor ciclo DIESEL, estabelecendo CATEGORIAS DE DESEMPENHO para os óleos.
5.1 - Óleos de motor.
• Motores ciclo OTTO (a gasolina e a álcool), funcionam com faíscas das velas de ignição, daí a letra
"S" = spark (faísca).
API - SE / SF / SG / SI / SJ / SL
• Motores ciclo DIESEL: funcionam com compressão, daí a letra "C" = compression (compressão)
API - CC / CD / CF / CG / CH
5.2 - Óleos de câmbio.
Lubrificante para engrenagem. Daí a sigla "GL" = gear lubrificant
API - GL -5 / GL-6
6 - Classificação SAE para óleos.
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Curso de Eletromecânica 1ª Parte
SAE = Society of Automotive Engineers, entidade internacional que classifica os óleos de motor, câmbio e
diferencial, quanto aos GRAUS DE VISCOSIDADE.
6.1 - Óleos de motor.
• Grau SAE para motor (clima quente)
SAE 20 - menos viscoso (óleo fino)
SAE 60 - mais viscoso (óleo grosso)
• Grau SAE para motor (clima frio) - W = winter (inverno)
5W - menos viscoso (óleo fino)
25W - mais viscoso (óleo grosso)
6.2 - Óleos de engrenagens.
• Grau SAE para engrenagem (clima quente)
SAE 90 - menos viscoso (óleo fino)
SAE 250 - mais viscoso (óleo grosso)
• Grau SAE para engrenagem (clima frio)
5W - menos viscoso (óleo fino)
25W - mais viscoso (óleo grosso)
7 - Óleo Multigrau (multgrade) - Multiviscoso.
São óleos que operam no frio e no calor.
Quando o motor está frio, as folgas existentes nas partes móveis são menores o que obriga que o óleo seja
"mais fino" (menor viscosidade), para que seja feita a lubrificação.
Quando o motor aquece, as folgas aumentam e é necessário que o óleo fique "mais grosso" (maior
viscosidade).
Os óleos multigraus são excelentes para as partidas com o motor frio mesmo que esse motor trabalhe em
clima quente.
Ex: SAE 5W / 50
Os óleos multigraus são adequados para as partidas quando os câmbios estiverem frios.
Ex: SAE 75W / 140
8 - Graxas.
Devido a sua natureza semi-sólida ou sólida, as graxas não proporcionam o mesmo benefício que os fluídos
lubrificantes (líquido), no entanto têm sua utilidade: reduzir a fricção.

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