sábado, 28 de março de 2009

Sistema de arrefecimento e sua manutenção

Por arrefecimento entenda “onde passa água no carro”. Não vamos tratar arrefecimento a ar por estar em decadência no mercado atual.
Arrefecer nada mais é que esfriar, porém em um veículo o sistema de arrefecimento desempenha as seguintes tarefas:
Mantém a temperatura do motor estável
Acelera o aquecimento do motor, levando-o à temperatura ideal
Aquece o ar no interior do veículo, quando solicitado
Observe que sua função não é simplesmente esfriar, na verdade o sistema mantém estável a temperatura do motor, necessário para o correto funcionamento e durabilidade de suas peças. Observe também que ele é utilizado para aquecer o ar no interior da cabine, nos carros que possuem este recurso - o famoso “aquecedor”.
Lado a lado, um sistema bem cuidado e um já danificado pela ferrugem.
Seus componentes:
Mangueiras de borracha - responsáveis pela transmissão do líquido
Canos de metal - como as mangueiras, transmitem o líquido
Abraçadeiras (ou simplesmente braçadeiras) - prendem as mangueiras aos canos, reservatório de expansão, radiador e motor
Válvula termostática - mantém-se fechada evitando circulação de líquido enquando o motor não atinge temperatura ideal, permitindo um rápido aquecimento
Sensor de temperatura - detecta a temperatura do líquido, permitindo leitura pela central do veículo, pelo motorista através do painel e dados para acionamento do eletroventilador ou ventoinha
Radiador de resfriamento - colméia por onde passa o líquido, responsável por dissipar seu calor ao meio ambiente
Radiador de ar quente - colméia por onde passa o líquido, normalmente no interior do veículo, responsável por dissipar parte do calor do líquido para o ar que entra na cabine, o aquecendo
Reservatório de expansão - reservatório que contém o líquido de arrefecimento em excesso, permitindo a expansão deste quando quente, devido à dilatação e mantendo um mínimo de líquido reservado para o caso de perdas
Água - um dos componentes do líquido de arrefecimento
Aditivo - outro componente do líquido de arrefecimento, é ele que evita que o líquido congele ou entre em ebulição (quando em baixas pressões, como no alto de montanhas), além de lubrificar e proteger o sistema contra ferrugens
Ventoinha - força a passagem do ar pelo radiador, resfriando mais rapidamente o líquido
Claro que determinado projeto pode excluir ou adotar mais de uma das peças listadas.
A limpeza e sua importância
O líquido de arrefecimento tem validade, ao contrário de que muitos pensam, e deve ser trocado com certa frequência.
Normalmente o período de troca é de 12 meses, sendo que pode ser extendido pelo fabricante para até 3 anos. Deve-se observar também a validade do aditivo utilizado, que determina quando deverá ser feita uma nova troca.
Se não realizada, a limpeza e troca de todo o líquido, o sistema irá enferrujar, danificando os radiadores, principalmente o de ar quente pois este é mais delicado; a mistura irá se tornar ácida e corroer as borrachas, a ferrugem entupirá as galerias no bloco e cabeçote do motor, danificando-os e podendo os inutilizar. O motor pode vir a fundir.
Conselhos para a limpeza
Se o sistema estiver um pouco sujo apenas, pode-se com o motor ainda frio remover a mangueira de retorno ao vaso de expansão, abrir sua tampa e pelo bocal da tampa inserir uma mangueira de água comum. Com a mangueira enviando pouca água, suficiente apenas para manter o reservatório no nível máximo, deixa-se a água suja sair pela mangueira de retorno e ser recolhida por uma bacia (não deixe essa água cair na pintura, pois pode a danificar). Ligue então o veículo e deixe este aquecer lentamente para que abra a válvula termostática e todo o líquido antigo seja renovado pela água limpa.
Com a água limpa no sistema e mangueira de retorno devidamente recolocada, adicione um frasco de Bardahl Rad Clean, feche o reservatório de expansão e deixe o motor ligar a ventuinha por duas vezes. Verifique o correto funcionamento via termômetro no painel e caso esteja tudo ok, deixe o produto da Bardahl agindo por 7 dias, utilizando o carro normalmente.
Muito cuidado: não adicione água fria (temperatura ambiente) ao motor já quente. Se isso acontecer, pode-se trincar cabeçote ou bloco e os danos só poderão ser corrigidos por uma retífica na peça.
Após os 7 dias…
Deve-se repetir o processo, trocando completamente o líquido por água limpa corrente e, após recolocada a mangueira de retorno, deve-se adicionar aditivo segundo proporções do fabricante do veículo, que você pode encontrar no seu manual - o normal é 40% aditivo para 60% de água ou 50% de cada um.
Se o manual diz para utilizar uma proporção de 40% aditivo e o sistema possui 6 litros de capacidade, então adicione 2,4L de aditivo.
Verifique também se o seu fabricante indica aditivos orgânicos ou inorgânicos. A Bardahl possui dois produtos: o Rad Cool (inorgânico) e o Rad Cool Long Life (orgânico), para ambas aplicações. Fuja de produtos genéricos com preço demasiadamente baixos que podem não passar de água colorida.
Não esqueça de verificar a validade do aditivo ao comprá-lo, já que este pode estar para vencer e de nada adiantará se for mantido no sistema por mais um ou dois anos após seu vencimento.
Se o sistema estiver sujo demais, possuir ferrugem em estado avançado ou mangueiras danificadas, a limpeza deverá ser realizada por máquinas especializadas, as mangueiras e braçadeiras trocadas, medida a pressão de atuação via bomba de pressão e só aí poderá ser adicionada água limpa e aditivo, portanto este não é um serviço a ser feito em casa.
Se o reservatório de expansão estiver muito sujo, este deverá ser removido e limpo com um pouco de água, sabão neutro e areia. Lembre-se de remover muito bem essa mistura após a limpeza, antes de reinstalar o reservatório, pois um pouco de areia poderá danificar seriamente o motor.
Cálculos rápidos
3 Litros de aditivo inorgânico de qualidade: R$84,00
1 frasco de Bardahl Rad Clean: R$7,00
Tempo de trabalho: 2h preparar limpeza, 2h finalizar limpeza e colocar aditivo
São gastos em média 91 reais e 4 horas de serviço, que economizam no mínimo R$150,00 de um radiador comum de um carro sem ar condicionado e o mesmo gasto em aditivo e limpeza se o radiador ou alguma mangueira estourar.
Prevenir é melhor que remediar, já dizia o velho ditado.

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